Total de visitantes até hoje

sábado, 19 de setembro de 2009

João Soares Fragoso - prefeito - 06/01/1960 a 06/01/1964


2ª LEGISLATURA DO MUNICÍPIO DE  NOVA LONDRINA/PR - 06/01/1960 a 06/01/1964 - Candidatura Única (IN MEMORIAM)
          2º Prefeito Eleito Sr. João Soares Fragoso (Candidatura Única), pelos partidos coligados: PSD - PTB - PR e UDN, com 1857 votos, para a gestão: 06/01/1960 a 06/01/1964 - - mandato de quatro anos. (Não tinha a figura do Vice-Prefeito).

Vereadores:

Dr. Olivier Grendene
Lauro Garcia do Amaral
Felinto de Souza Freire
Jose Marques de Macedo
João Miranda
Daniel Cardoso dos Santos
Joaquim Prudêncio do Carmo
Ceslau Zielonka
Geraldo Maffei
Ocuparam cargos de Presidentes do Poder Legislativo Municipal de Nova Londrina:

Vereador João Miranda dos Santos - gestão 1960


Vereador Geraldo Maffei - Gestão 1961
Vereador Ceslau Zielonka - Gestão 1962
Vereador José Marques de Macedo - gestão 1963

Principais obras de sua Administração: 

- Construção de doze prédios escolares de madeira na zona rural;

- Construção da Praça Romeu Barbosa de Souza;

- Elaboração de projetos globais de galerias para combate à erosão e para a rede de energia Elétrica;

- Construção de fábrica de artefatos de cimento municipal;

- Instalação e funcionamento da agência de correios
- Construção de residências para o Promotor e Juiz de Direito, com recursos da comunidade;

- Aquisição de uma Moto-niveladora e de um trator de esteiras (vindo da Alemanha Ocidental)
ANO 1961

/01 - Itaúna do Sul se torna Município

          Pela lei estadual n.º 4338, de 25-01-1961, desmembra do município de Nova Londrina o distrito de Itaúna do Sul, elevado à categoria de município.

ITAÚNA DO SUL

          Etimologia. Itaúna Origina-se do tupi ‘’itá’’... Pedra + ‘’úna’’... Escura, negra: pedra negra ou escura. (OB). Do - Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. (ABHF).
          Origem Histórica - Alguns setores da sociedade paranaense afirmam que “o café fez o Paraná”, e na verdade grande parte dos atuais municípios, que desenham o mapa do Estado, surgiu em função da cultura cafeeira, dentre eles Itaúna do Sul. A Imobiliária Ferreira e Toledo Pizza Ltda., constituída na cidade paulista de Tupã, lançou os fundamentos da povoação itaunense.
          A fertilidade do solo e a subdivisão das terras em pequenos lotes fizeram com que se processasse rapidamente a formação do Patrimônio.
          Os primeiros moradores do povoado foram José Xavier Chagas, Pedro Martins Plaza, Júlio Ramos e Silva, Sebastião Soares de Lima, Tsuneji Takahashi, André Romão e inúmeras outras famílias que vieram somar ao sonho pioneiro da fundação de uma cidade. Pela Lei n.º 3.554, de 07 de fevereiro de 1958, foi criado o Distrito Administrativo jurisdicionado a Nova Londrina.
          A 25 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.338, foi criado o município de Itaúna do Sul. Foi acrescentado o termo “do Sul” para diferenciá-lo de município homônimo.

ANO 1962

10/11 - Criado o Distrito de Cintr a Pimentel

29/12/1962 – Nova Londrina foi elevada à condição de Comarca (Lei Estadual nº. 4.667)

            Nova Londrina foi elevada à condição de Comarca, pela lei nº. 4.667, de 29 de dezembro de 1962. Sua instalação aconteceu no dia 15 de março de 1964.

          Pela lei estadual n.º 4552, de 10-11-1962, é criado o distrito de Cintra Pimentel e anexado no município de Nova Londrina.

ANO 1963



31/07/1963 - Município de Nova Londrina é constituído de Três distritos;
29/11/1963 – o Distrito de Diamante do Norte teve seu território desmembrado de Nova Londrina

          Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de três distritos: Nova Londrina, Cintra Pimentel e Marilena.

DIAMANTE DO NORTE

          Etimologia. Diamante O termo “Diamante” vem do latim tardio “adamas”... o indomável, ou ainda “daemos”... o tentador, certamente por causa das paixões que a gema tem provocado nas pessoas, em todas as épocas, ao longos dos tempos. (ABHF), do - Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Norte Origina se do anglo-saxônico “north”, com referência ao ponto cardeal que se opõe ao sul, região ou regiões situadas ao norte. (ABHF/PJMS).
          Origem Histórica. Por volta de 1949, levado pelo impulso de transformar florestas em núcleos de civilização, chegaram à região do atual município de Diamante do Norte, os primeiros povoadores do lugar.
          Os primeiros moradores a se instalarem na localidade, conhecida por Fazenda Macuco, foram: Jon Nicipierenco, irmãos Baldini, Geraldo Aguiar, Joaquim Domingos Filho, Anercilio Dirno Martinelli, Reinaldo Massi e Alonso Carvalho Braga.
          A principal motivação dos pioneiros em irem para a região era a certeza do sucesso nas lavouras de café. As terras férteis se tornaram passaporte garantido para o fortalecimento econômico.
          A denominação foi dada pelos primeiros povoadores da Fazenda Macuco, em virtude de terem sido encontradas pedras brilhantes no leito do córrego próximo à cidade, as quais lembravam diamantes. O termo do Norte foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo.
          Pela Lei Estadual n.º 3.715, do dia 20 de junho de 1958, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, e a nível de município através da Lei Estadual n.º 4.788, de 29 de novembro de 1963, com território desmembrado de Nova Londrina. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1964, sendo primeiro prefeito municipal o Sr. João de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por você me visitar! Fico grato e volte sempre. Encaminhe a mensagem desejada a um amigo(a); faça desse blog sua leitura virtual diária. Enviei-me sugestões.

Felicidade sempre!