Total de visitantes até hoje

domingo, 10 de abril de 2011

As cidades mais antigas do mundo e as mais antigas do Brasil

JERICÓ

 Jericó. Hebraico יְרִיחוֹ Árabe أريحا 
Significado "Perfumado" 
Fundada em 9000 a.C 
Governo Cidade (desde1994) Coordenadas 31° 51′ N 35° 27′ E População 20,400 (2006) 
Jurisdição  dunams 
Prefeito Hassan Saleh
Website www.jericho-city.org

          Jericó era uma cidade antiga do lado oeste do Rio Jordão. O nome Jericó pode ser ligado ao nome antigo do deus lua Cananita. O nome Hebreu que se refere a lua, mês, lua nova e Jericó são muito parecidos. Outros associam com as palavras espírito ou cheiro. Eles acham que os aromas agradáveis das frutas e especiarias que cresciam neste oásis tiveram influência ao dar nome ao lugar. O Velho Testamento ocasionalmente a chama de "a cidade das palmeiras" (por exemplo, Deuteronômio 34:3; 1 Crônicas 28:15).

                NO VELHO TESTAMENTO

          A Jericó do Velho Testamento, é mais conhecida como a primeira cidade tomada pelos Israelitas através do milagre da queda dos muros. Israel passou algum tempo na margem do Rio Jordão, nas planícies de Moab (Números 22:1; 26:3; 63). Lá eles definiram Jericó como o primeiro objetivo militar na conquista. Josué enviou espias para inspecionar a terra e a cidade. Raab, uma prostituta, deixou-os entrar e mais tarde os tirou de lá. Por causa de sua cooperação ela e a sua família foram poupada quando Israel destruiu a cidade (Josué 2:1; 6:1). A queda da cidade em si, se deu depois que os israelitas marcharam em volta dela em silêncio, exceto pelo barulho contínuo das trombetas, um vez ao dia por seis dias e depois sete vezes no sétimo dia. Ai então, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritou e os muros caíram.










          Falar de cidade antiga implicaria muitos estudos os quais ainda não dispomos, porém temos que lembrar que muitos lugares podiam ter aglomeração de pessoas semelhante à aldeias que posteriormente foram se fortificando e melhorando suas construções.
          Essa é uma característica em comum que representa o início das cidades mais antigas do mundo e, em fontes consideradas mais confiáveis, se localizam (ou se localizavam) em sua maioria no Oriente Médio, no vale do rio Indo, no atual Paquistão e no vale do rio Hoang-Ho na China.

          Vamos às cidades mais antigas:

1º Jericó, Ur, Uruk - todas com 5.000 A.C. sendo que Jericó encontra-se em mais fontes com idade superior a 5.000 a. C. Localizadas no atual Oriente Médio, nas proximidades de rios como o Jordão, Tigre e Eufrates.
2º Hierakonpolis (Egito), Nipúr, Eridu, Lagsch, Susa e Kisch – Oriente Médio , 4.000 a.C.
3º Anau (Rússia) 3.500 a.C.
4º Tróia (Turquia) 3.500 a.C.
5º Mohendjo Daro ( atual Paquistão)3.500 a.C.
6º Mênfis (Egito) 2.850 a.C.
7º Assur (Oriente Médio) 2.500 a.C.
8º Anyang (China) 2.000 a.C.

          Apesar dessas cidades serem as aceitas como as mais antigas, analisamos que a arqueologia às vezes peca em alguns aspectos e nada impede, pelos menos cientificamente, que cidades de idade semelhante sejam encontradas em outros pontos, principalmente na América, na Índia e no Sudeste Asiático, localidades onde outrora se desenvolveram poderosas civilizações. 
Segundo alguns historiadores, a primeira cidade foi Kish, seguida por Eridu, Nipur, Uruk e Lagash, estas cidades teriam dado origem as primeiras civilizações, que habitavam a Mesopotâmia, esta palavra deriva do grego e significa terra entre 2 rios, estes 2 rios eram o Rio Tigre e o Eufrates.

Segundo  "O GLOBO" as dez cidades mais antigas do mundo, são:


1 - Jericó


Estima-se que os primeiros habitantes chegaram a Jericó, na Cisjordânia, entre 9600 e 9000 a.C. A cidade, situada às margens do Rio Jordão, foi povoada e despovoada muitas vezes ao longo da sua História. Também passou por muitos domínios: Império Otomano, Reino Unido e Jordânia. Hoje, Jericó tem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes e desde 1994 é administrada pela Autoridade Nacional Palestina.


2 - Damasco

Também conhecida como cidade dos jasmins, Damasco surgiu entre 9000 e 6300 a.C. Já foi dominada pelos otomanos e se estabeleceu como uma das principais rotas entre o Ocidente e o Oriente. Atualmente, possui 1,7 milhões de habitantes, é a segunda maior cidade da Síria e sede de governo e dos ministérios do país. Também tem um grande mercado e reúne bairros muçulmanos, cristãos e judaicos. Hoje está no centro da guerra civil síria.

3 - Biblos

A cidade do Líbano nasceu em 5000 a.C. Primeiro pertenceu aos fenícios, depois foi dominada pelos árabes, otomanos, entre outros. Pesquisadores consideram Biblos a cidade habitada ininterruptamente por mais tempo na história da humanidade. Atualmente, abriga cerca de dois mil habitantes e foi considerada Patrimônio Histórico pela Unesco em 1984, devido à sua importância histórica.

4 - Aleppo

Maior cidade da Síria, com mais de quatro milhões de habitantes, Aleppo é também a mais antiga do país. Ela fica situada na metade da rota comercial que une o Mediterrâneo e o Rio Eufrates. Historiadores acreditam que o assentamento começou entre 5000 e 4300 a.C. Na sua História, há vários registros de conflitos e ocupações, por persas, sírios, gregos e outros povos. Atualmente, a cidade tem sofrido sucessivos ataques por causa da Guerra Civil no país.

5 - Xian

Capital da Dinastia Qin entre 221 e 206 a.C, a cidade de Xian A cidade tem mais de 3,100 anos de história e era conhecida como Chang'an até a Dinastia Ming., se reunificou e se estabeleceu como uma das bases do Império Chinês. No século III conseguiu manter um certo status econômico, mas foi afetada por guerras e invasões. A cidade foi reconstruída durante o comando de Ming e está localizada em uma planície fértil, onde há oito rios e córregos. Atualmente, possui mais de três milhões de habitantes e no seu território se encontram os guerreiros de Terracota do imperador Qin Shi Huang.

6 - Gaziantep

Esta fortaleza da Idade Média também é conhecida como Antep e se caracteriza pela grande produção de vinhos e azeitonas. A cidade, uma das mais desenvolvidas da região, descende dos povos hititas e conta com influências turcas e otomanas. Os primeiros assentamentos ocorreram em 4000 a.C. e logo no início da ocupação, Gaziantep sofreu várias invasões. É a sexta maior cidade da Turquia e a população atual ultrapassa 200 mil pessoas.

7 - Plovdiv

Batizada originalmente como Philippopolis, Plovdiv, na Bulgária, começou a ser ocupada entre 4000 e 3000 a.C. e é considerada a cidade mais antiga da Europa. Durante a Idade Média, passou por diversos domínios. Depois da Segunda Guerra Mundial, o comunismo se instalou. Sua população atual supera os 300 mil habitantes, tornando-a a segunda mais povoada do país, depois de Sofía.

8 - Sidon

Terceira maior cidade do Líbano, historiadores estimam que Sidon foi estabelecida entre 4000 e 3000 A.C. Durante as Cruzadas, o povoado foi muito afetado por saques. É um terminal de oleoduto, e suas muralhas podem ser observadas a partir de diferentes pontos da cidade.

9 - Argos

Os primeiros vestígios de Argos são do período entre 3200 e 3000 a.C. Considerada a cidade mais antiga da Grécia, ela foi um dos centros comerciais mais importantes da região, mas foi ofuscada pelo desenvolvimento de Esparta. Só depois da Guerra da Independência, o território voltou para os gregos. Argos tem hoje cerca de 30 mil habitantes e é conhecida pelo cultivo de produtos cítricos, mas grande parte da cidade se encontra em ruínas.

10 - Beirute

Esta cidade do Líbano teve seus primeiros habitantes em 3000 a.C. Durante o século VI sofreu diversos terremotos, e já foi dominada por diferentes impérios, culturas e disputas religiosas. Hoje é considerada uma das cidades mais diversas do Oriente Médio e se destaca como um centro cultural. Tem várias universidades e uma população estimada em 1,8 milhão de habitantes.

Fonte http://infograficos.oglobo.globo.com/mundo/dez-cidades-mais-antigas-do-mundo/jerico-17691.html#description_text


O Brasil 

         É uma federação composta por 26 estados, um Distrito Federal (que contém a capital do país: Brasília) e conta com 5.570 municípios. Os estados têm administrações autônomas, coletam seus próprios impostos e recebem uma parte dos impostos cobrados pelo governo Federal. Eles têm um governador e um corpo legislativo eleitos, diretamente, pela população.

          Os estados e o Distrito Federal podem ser agrupados em regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As regiões brasileiras são meramente geográficas e não divisões políticas ou administrativas. Embora definidas em lei, as regiões brasileiras são úteis, principalmente, para fins estatísticos, e também para definir a aplicação de recursos federais em projetos de desenvolvimento.









O território brasileiro é composto por 26 Estados e um Distrito Federal. Os Estados constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País. A localidade que abriga a sede do governo denomina-se capital.


 
ESTADOCAPITAL
AcreRio Branco
AlagoasMaceió
AmapáMacapá
AmazonasManaus
BahiaSalvador
CearáFortaleza
Distrito FederalBrasília
Espírito SantoVitória
GoiásGoiânia
MaranhãoSão Luís
Mato GrossoCuiabá
Mato Grosso do SulCampo Grande
Minas GeraisBelo Horizonte
ParáBelém
ParaíbaJoão Pessoa
ParanáCuritiba
PernambucoRecife
PiauíTeresina
Rio de JaneiroRio de Janeiro
Rio Grande do NorteNatal
Rio Grande do SulPorto Alegre
RondôniaPorto Velho
RoraimaBoa Vista
Santa CatarinaFlorianópolis
São PauloSão Paulo
SergipeAracaju
TocantinsPalmas

Os Estados brasileiros e o Distrito Federal estão divididos em cinco regiões no território nacional: Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) e Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Os dez povoados mais antigos do Brasil

                       Povoado é um pequeno número de pessoas que habitam em uma região. Um povoado é uma povoação constituída por poucas casas, ou seja, uma pequena povoação. É geralmente um assentamento humano rural que é demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade. Outra característica que distingue os povoados das aldeias é o facto de nas aldeias as construções se articularem de modo a constituir vias de comunicação (ruas), enquanto que nos povoados as construções estão geralmente circundadas de uma parcela rural.

    Sinônimos de povoado para 3 sentidos da palavra povoado: Pequena localidade habitada: vilarejo, vila, povoamento, aldeota, arruado, póvoa, vilar, vilarinho, vilela, vileta,vilória, vilório, taba, maloca, vilota, aldeia, lugarejo, povoação, casal, núcleo, povo,aldeamento, aldeola, arraial, capela

          O mais correto é falarmos em "primeiros povoados", para evitar a confusão jurídica entre freguesia, distrito, vila, cidade e município - São Vicente foi a primeira vila, Salvador, a primeira cidade, por exemplo. Desse modo, os mais antigos povoados são:

1. Cananéia (SP) - 1531
2. São Vicente (SP) - 1532
3. Vila Velha (ES), Igaraçu (PE), Olinda (PE) - 1535
4. Pereira (Bahia, futura Vila Velha)/Nazaré (Maranhão)/Santos (SP) - 1536
5. Iguape (SP) -1537
6. Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39
7. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540
8. Salvador (BA, 1ª capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549
9. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553
10. São Paulo (SP) - 1554

Fonte: João Bonturi, professor de história do Colégio Singular e do cursinho Singular-Anglo


         Reflita:

          Um município ou concelho é geralmente uma divisão administrativa urbana com estatuto corporativo e que, geralmente, possui governo e (ou) jurisdição próprios. O termo município também é usado para significar a instituição dirigente de um município, como uma prefeitura. Os municípios do Brasil são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. A sede do município é categorizada como cidade e possui o seu mesmo nome.
                


Continuo pesquisando...

34 comentários:

  1. S,VICENTE, 1532
    OLINDA, 1537
    SALVADOR, 1549
    SP, 1554
    RIO, 1565

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CIDADE DE OLINDA É DE 1535.A CIDADE MAIS ANTIGA DE PERNAMBUCO .

      Excluir
  2. Respostas
    1. 1935??? Você quis dizer em 1535, não foi??? Nesta época Olinda era a capital de Pernambuco, uma província que tinha o PIB maior do que qualquer país Europeu da época. Se era tratada por Vila, Freguesia, Povoado ou cidade, não importa. O que importa é que, apesar das nomenclaturas políticas, Olinda tinha mais autonomia do que muitas cidades da América...

      Excluir
  3. são Cristóvão em SERGIPE É A quarta cidade mais antiga do Brasil

    segue o linque abaixo:
    http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/02/historia-e-arquitetura-sao-destaques-de-sao-cristovao-em-sergipe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundada em 1590 não tem como ser a quarta, veja:

      1ª ) 1531 (12/agosto): Cananéia/SP
      2ª ) 1532 (22/janeiro): São Vicente/SP
      3ª ) 1535 (23/maio): Vila Velha/ES
      4ª ) 1535 (data: ? ): Olinda,PE (O donatário Duarte Pereira chegou em 12 de maio de 1535 não fundando de imediato a cidade de Olinda/PE. Apenas um mês após Vila velha, ES estava sendo fundada documentalmente. Sobre Olinda/PE, tambem, não há comprovação do dia de fundação é comemorado no mesmo dia de Recife/PE por convenção.
      5ª ) 1537 (12/março): Recife/PE
      6ª ) 1546 (26/Janeiro): Santos/SP
      7ª ) 1549 (29/março): Salvador/BA
      8ª ) 1551 (8/Setembro): Vitória/ES
      9ª ) 1554 (25/Janeiro): São Paulo/SP
      10ª ) 1565 (1º/março): Rio de Janeiro/RJ
      ? ) 1590 (1º/Janeiro): São Cristóvão, SE

      Excluir
    2. OLINDA FOI DIA 12/03/1535.FUNDADA POR DUARTE COELHO.

      Excluir
    3. qual é o site que vc mandou sua resposta de cima??

      Excluir
    4. Vamos às cidades mais antigas:

      1º Jericó, Ur, Uruk - todas com 5.000 A.C. sendo que Jericó encontra-se em mais fontes com idade superior a 5.000 a. C. Localizadas no atual Oriente Médio, nas proximidades de rios como o Jordão, Tigre e Eufrates.
      2º Hierakonpolis (Egito), Nipúr, Eridu, Lagsch, Susa e Kisch – Oriente Médio , 4.000 a.C.
      3º Anau (Rússia) 3.500 a.C.
      4º Tróia (Turquia) 3.500 a.C.
      5º Mohendjo Daro ( atual Paquistão)3.500 a.C.
      6º Mênfis (Egito) 2.850 a.C.
      7º Assur (Oriente Médio) 2.500 a.C.
      8º Anyang (China) 2.000 a.C.

      As 7 “CAPITAIS” mais antigas do BRASIL

      Recife (PE) (Data da fundação: 12/03/1537)

      Salvador (BA) (29/03/1549)

      Vitória (ES) (08/09/1551)

      São Paulo (SP) (25/01/1554)

      Rio de Janeiro (RJ) (01/03/1565)

      João Pessoa (PB) (05/08/1585)

      Natal (RN) (25/12/1599)

      Excluir
  4. cada ano tem um mudando a historia... oq eu apredi na escola por volta de 1987 ja foi td mudado... deve haver algum interece para reconhecerem certas cidades ai como as mais antigas do brasil quando na verdade nem eram cidades

    ResponderExcluir
  5. João Pessoa [Capital Paraibana] ja nasceu Cidade, sendo a 3ª do Brasil, [1585] não foi Povoado depois Vila para só depois ser elevada a Cidade tudo isso devido a necessidade de se habitar rapidamente o norte de Itamaracá devido ao roubo do Pau Brasil feito pelos Franceses no século 16.

    ResponderExcluir
  6. Erros do professor que postou: (1) cidade Espírito Santo não existe. Existe o Estado do ES, como existiu a capitania do mesmo nome. (2) Vila Velha, ES (Região Metropolitana de Vitória, ES) é a 3ª cidade mais antiga do Brasil. 477 anos feitos em 23 de maio de 2012.

    Ficando assim a ordem correta:
    1531 (12/agosto): Cananéia/SP
    1532 (22/janeiro): São Vicente/SP
    1535 (23/maio): Vila Velha/ES
    1535 (data: ? ): Olinda,PE (O donatário Duarte Pereira chegou em 12 de maio de 1535 não fundando de imediato a cidade de Olinda/PE. Apenas um mês após Vila velha, ES estava sendo fundada documentalmente. Sobre Olinda, tambem, não há documentos do dia de fundação.
    1537 (12/março): Recife/PE
    1546 (26/Janeiro): Santos/SP
    1549 (29/março): Salvador/BA
    1551 (8/Setembro): Vitória/ES
    1554 (25/Janeiro): São Paulo/SP
    1565 (1º/março): Rio de Janeiro/RJ


    ResponderExcluir
  7. todos esqueceram de itanhaém-sp fundada em 22 de abril de 1532 segundo municipio fundado no brasil;;


    fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Itanha%C3%A9m

    ResponderExcluir
  8. A Vila do Espírito Santo, que mai tarde se tornaria município, sempre existiu. Em 1551, com a fundação da Vila Nova de Vitória, uma ilha, a vila do Espírito Santo passou a ser chamada de Vila Velha, mas não oficialmente. Somente em 1960 é que o município passou oficialmente a ser denominado de Vila Velha.

    ResponderExcluir
  9. Sao Cristovao é a quarta mais antiga, porque recebeu o titulo de cidade antes das outras que ainda eram vilas.

    ResponderExcluir
  10. A terceira cidade mais antiga do Brasil é Sao francisco do Sul, no Paraná, segundo o jornal nacional. sendo assim:
    1-
    2- Olinda/PE
    3- Sao francisco/PR
    4-Sao Cristovao/SE
    5-Salvador/BA
    6-Rio de Janeiro/RJ
    7-São Paulo/SP
    8-São Luis/MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atè onde eu sei ,cabo frio,na Regiâo dos lagos ,no rio de janeiro e a 7 mais antiga

      Excluir
    2. sao francisco , SC ok

      Excluir
    3. São Francisco do Sul, é uma cidade d
      o meu
      querido Estado de Santa Catarina.

      Excluir
    4. São Francisco - SC, é a terceira povoação do Sul, não do Brasil.

      Excluir
  11. Nos temos observar se a cidade foi fundada .Se apenas foi descoberta ou visitada em determinado ano nâo signimifica que ela e antiga. Cabo frio,por exenplo,foi visitada pelos europeus em 1503.Mas em 1615 foi fundada a cidade de Santa Helena,que hoje e a cidade de Cabo Frio que tem 398 anos,ou seja ,7 cidade mais antiga do Brasil

    ResponderExcluir
  12. Angra dos Reis foi esquecida pelo que vejo! Fundada em 06 de janeiro de 1502 há exatos 512 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angra dos Reis esta longe de ser entre as dez mais antigas

      Excluir
  13. e sao mateus no es, que é de 1545???

    ResponderExcluir
  14. as cidades mais velhas do brasil, pela sua historia e por sua importancia no brasil colonia se chamam, Olinda e recife.

    ResponderExcluir
  15. Pesquisem a cidade de Guaraqueçaba-PR, que foi colonizada pelos portugueses vindo de São Vicente-SP no ano de 1545.

    ResponderExcluir
  16. Sinônimos de povoado para 3 sentidos da palavra povoado: Pequena localidade habitada: vilarejo, vila, povoamento, aldeota, arruado, póvoa, vilar, vilarinho, vilela, vileta,vilória, vilório, taba, maloca, vilota, aldeia, lugarejo, povoação, casal, núcleo, povo,aldeamento, aldeola, arraial, capela.

    ResponderExcluir
  17. Um município ou concelho é geralmente uma divisão administrativa urbana com estatuto corporativo e que, geralmente, possui governo e (ou) jurisdição próprios. O termo município também é usado para significar a instituição dirigente de um município, como uma prefeitura. Os municípios do Brasil são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. A sede do município é categorizada como cidade e possui o seu mesmo nome

    ResponderExcluir
  18. Esse ranking que vejo em todos os sites está incorreto a primeira cidade e capital do Brasil foi cachoeira de São Félix na Bahia fundada em 1531

    ResponderExcluir
  19. Esse ranking que vejo em todos os sites está incorreto a primeira cidade e capital do Brasil foi cachoeira de São Félix na Bahia fundada em 1531

    ResponderExcluir
  20. guia comercial - queiroz10 de junho de 2017 às 15:39

    interessantissimo !!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por você me visitar! Fico grato e volte sempre. Encaminhe a mensagem desejada a um amigo(a); faça desse blog sua leitura virtual diária. Enviei-me sugestões.

Felicidade sempre!