Total de visitantes até hoje

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Copagra - gente que fez e faz história





Nos anos 60, o café era o ouro verde do Paraná, atraindo inúmeros imigrantes de todos os cantos do país. Apesar da riqueza do produto, o estado precário das estradas e a distância das indústrias praticamente inviabilizavam a produção em larga escala. Além disso, os produtores sofriam com a ação de intermediários que adquiriram o café a um preço abaixo do praticado no mercado.

Inconformados com a situação, em 18 de novembro de 1962, 39 produtores de Nova Londrina, incentivados pelo líder cooperativista, Leonardo Spadini, fundaram a COPAGRA (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina) que mais tarde, em 2004, viria a se denominar de COPAGRA ( Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense).

O primeiro investimento foi à aquisição de uma máquina de beneficiamento de café.

O ciclo do produto impulsionou a agregação de novos associados e proporcionou a expansão da área de ação da COPAGRA para diversos municípios da região.

No final dos anos 60, sua linha de negócios começou a receber outro produto de grande importância para sua história: o algodão. O ciclo do produto na cooperativa se deu após a implantação da primeira usina de beneficiamento, em Nova Londrina, em 1968, e posteriormente em Naviraí, Mato do Grosso do Sul, Querência do Norte, Paraná e, mais tarde, em Glória de Dourados, também no Mato Grosso do Sul. Por vários anos o algodão representou boa parte do faturamento geral da cooperativa.

Durante este período a COPAGRA chegou a contar com cinco entrepostos no Mato Grosso do Sul, um entreposto no Estado de São Paulo e sete entrepostos no Paraná.

Com a crise econômica brasileira, em 1990, graves reflexos sombrearam todo o setor agropecuário nacional. Por isso, a administração da cooperativa buscou estratégias para salvaguardar o patrimônio coletivo e alternativo para viabilizar financeiramente a COPAGRA. Algumas unidades foram fechadas, outras reabertas...

Hoje a cooperativa retomou o caminho da prosperidade através da modernização do modelo de gestão, investimento no capital humano, planejamento estratégico de atividades e um plano de desenvolvimento econômico sustentado.















COPAGRA - Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense
Av. Leonardo Spadini, 459 - Centro
CEP 87970-000 / Nova Londrina - PR
Fone (44) 3432-1133 - FAX (44) 3432-1193
CNPJ.: 81.034.993/0001-14 - I.E.: 73.700.132-62

O alto padrão de qualidade confere aos produtos da Copagra lugar garantido nas prateleiras dos melhores supermercados do país. Do campo para a indústria e daí a mesa do consumidor, todas as etapas são rigorosamente controladas, proporcionando produtos nutritivos, saudáveis e muito saborosos. Além de agregar valor à produção, a Copagra preocupa-se em desenvolver produtos de qualidade com a melhor tecnologia disponível no mercado. E é por esta razão que o Arroz Qgostoso se trata de um produto de qualidade