Total de visitantes até hoje

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MOISÉS - o profeta que falou com Deus face a face




Moisés; que significa tirado das águas; foi um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. Nascimento: Terra de Gósen. Falecimento: Monte Nebo. Cônjuge: Zípora. Filhos: Gérson, Eliézer. Filiação: Joquebede, Anrão, Asiya, Bithiah. Irmãos: Aarão, Miriã.
Moisés era hebreu, mas não escravo, segundo a Bíblia, o povo de Deus, por causa da sua rebeldia perante o Senhor, tornou-se escravo no Egito. Faraó com medo que os judeus se tornassem muito fortes e se unissem a outro povo contra o seu reino, mandou matar as criancinhas do sexo masculino. Já se havia passado trezentos anos da morte de José, filho de Jacó e Raquel, quando nasceu Moisés, aquele que estava nos planos de Deus para salvar o povo judeu da escravidão.
Moisés foi encontrado em um cesto no Rio Nilo pela filha do faraó do Egito, que o adotou (no livro de Êxodo 2:1-5: “E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou”). Foi criado como príncipe na casa do Faraó.
Já homem feito, viu um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. Moisés ficou apavorado, se o Faraó soubesse, ele seria condenado à morte e então Moisés fugiu do Egito.
Viajando pelo deserto sozinho, o foragido Moisés chegou às terras de Midiã, cujo sacerdote tinha sete filhas e elas foram tirar água para dar de beber aos rebanhos de seu pai. Moisés estava perto do poço de água e viu quando vieram pastores e expulsaram as moças dali para dessedentar seus rebanhos primeiro, mas Moisés os expulsou dali... A atitude de Moisés agradou o sacerdote de Midiã que convidou Moisés para ficar em sua casa e ele acabou casando com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã e teve dois filhos com ela.
 Deus o chamou e o designou a conduzir o povo hebreu para fora do Egito, conforme registrado em Êxodo 3 e Atos 7: “E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. […] Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. […] Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito” (Atos 7:30-32, 34); para libertar o povo hebreu do cativeiro do Egito, onde era escravizado há 400 anos.
Retornou ao Egito, enfrentou o Faraó, e lhe disse sobre sua missão, o Faraó zombou dele e então, sob a ordem de Deus, Moisés jogou as dez pragas no Egito: Primeira praga: a água foi convertida em sangue; Segunda praga: rãs; Terceira praga: Mosquitos Quarta praga: Moscas; Quinta praga: Peste nos animais; Sétima praga: Chuva de pedras; Oitava praga: Gafanhotos; Nona praga: Trevas; Décima: Morte dos primogênitos, inclusive o filho do próprio faraó, que, a partir da morte do seu filho, concordou em deixar o povo ir embora.

Durante o êxodo, um dos momentos mais marcantes, segundo o relato bíblico, é a abertura do Mar Vermelho pelo profeta para que seu povo fugisse da perseguição do faraó, que havia se arrependido de sua decisão. Moisés abriu o mar vermelho para seu povo passar, o Senhor Deus fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se, e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda. Os egípcios os perseguiram: todos os cavalos do faraó, seus carros e seus cavaleiros internaram-se, após o povo hebreu no leito do mar.

Moisés conduziu seu povo, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos (Atos 7:35,36). É nesta jornada que Moisés recebe de Deus as tábuas dos dez mandamentos, e levou o povo hebreu rumo à terra prometida de Canaã. Ao chegar lá, Deus o disse: Olhe a Terra, mas, você não entrará nela (Após vagar 40 anos no deserto, os hebreus chegam a seu destino, mas Moisés falece no fim do caminho, depois de avistar Canaã ao longe. 
Podemos resumir a vida de Moisés da seguinte maneira: – 40 anos na corte egípcia; – 40 anos no deserto de Midiã apascentando rebanhos; – 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida. Moisés morreu aos 120 anos de idade e, embora tivesse se arrependido, não pôde entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá (ver Deuteronômio 32:51; cf. 34:1-4). Entretanto, Deus tinha planos melhores para ele, pois o ressuscitou (Judas 9). Quando Cristo transfigurou-se, Moisés apareceu junto com Elias para confortar o Senhor e encorajá-Lo a completar Sua missão de dar a própria vida como resgate pela humanidade (Mateus 17: 2, 3).